Adamistração

5760 palavras 24 páginas
Terminologia de Gestão Estratégica

Geral

Neste livro, são usadas as palavras empresa, entidade, organização e instituição com as seguintes acepções:
Empresa
Chamamos de empresas às organizações que tenham finalidade lucrativa. Podem ter caráter comercial, industrial, financeiro, de prestação de serviços, de representação, de distribuição, de desenvolvimento de negócios, intermediação ou uma combinação delas. As cooperativas, de produção, de trabalho ou de consumo, embora ditas sem finalidades de lucro, são, neste livro, também chamadas e tratadas como se fossem empresas.
Entidade
Chamamos de entidades às organizações não governamentais sem finalidades lucrativas. Aqui estão as fundações, as associações comunitárias, as associações esportivas, as entidades filantrópicas, as associações religiosas, os partidos políticos, as entidades de representação ou de defesa de direitos, as associações profissionais e todas aquelas que podem ser classificadas como do ‘terceiro setor’.
Organização
Usaremos a palavra organização para designar, indistintamente, empresas ou entidades, buscando caracterizar as suas estruturas orgânica e funcional.
Instituição
Usaremos a palavra instituição, para designar, indistintamente, empresas ou entidades, quando quisermos nos referir mais às suas estruturas formal e legal.

Capítulo 1 – Motivações para a estratégia

Atitude tradicionalista [1.2.1]
Forma de ver e interpretar a realidade externa e interna da organização com base, predominantemente, no que já aconteceu no passado, remoto ou recente.
Atitude pragmática [1.2.2]
Forma de ver e interpretar a realidade externa e interna da organização com base, predominantemente, no presente, no que está acontecendo aqui e agora.
Atitude estratégica [1.2.3]
Forma de ver e interpretar a realidade externa e interna da organização com base, predominantemente, no que se espera (ou no que se teme!) que vá acontecer no futuro.
Atitude otimista

Relacionados

  • Desafio de aprendizagem
    3190 palavras | 13 páginas