Adam smith

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
ADAM SMITH

INTRODUÇÃO
“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.”
(Adam Smith)

Há cerca de dois séculos, Adam Smith goza da reputação bem difundida de ser o
fundador da ciência econômica.
É o pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza dasnações”, a sua obra mais conhecida e que continua a ser uma obra de referencia para gerações de economistas, procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da
atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse egoísta, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
A idéia central de Adam Smith em “A Riqueza das Nações” é esclarecer que o mercado, aparentementecaótico, na verdade é organizado e produz as espécies e quantidades de bens que são mais desejados pela população.
Para ilustrar a idéia de Smith imaginemos um exemplo: Habitantes de uma determinada aldeia desejam muito consumir determinado produto. Naquele momento só existe um fabricante desse produto. A partir do momento em que todos desejam comprar esse insumo, esta empresa pode cobrar porele preços muito altos. Outras pessoas na sociedade percebem que este fabricante está ganhando muito dinheiro e então decidem também entrar no negócio. Logo existirão diversos vendedores daquele produto e todos vão querer atrair o maior número possível de clientes. Para isso, eles vão desejar produzir o melhor produto reduzindo o seu preço o máximo possível.
Este exemplo ilustra a premissabásica de Adam Smith: O governo não tem necessidade de interferir na economia. Um mercado livre produzirá bens na quantidade e no preço que a sociedade espera. Isto acontece porque a sociedade, na procura de lucros, irá
responder às exigências do mercado.
A “mão invisível” defendida por Adam Smith nunca funcionaria adequadamente se existissem impedimentos ao livre comércio. Smith era, portanto,um forte oponente aos altos impostos e às intervenções do governo, que afirmava resultar numa economia menos eficiente, e assim fazendo gerar menos riqueza.


Contudo, reconhecia que algumas restrições do governo sobre a economia são necessárias.
Este conceito de “mão invisível” foi baseado numa expressão francesa, “laissez faire”, que significa que o governo deveria deixar o mercado e osindivíduos livres para lidar com os seus próprios assuntos.
Grande parte das contribuições de Adam Smith para o campo da economia não foram em nada originais. Porem, ele foi o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência. Ele tornou o assunto compreensível e sistemático e o seu livro A Riqueza das Nações pode ser considerado como a origem do estudo da Economia.
Seus argumentos afavor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua a influenciar até aos dias de hoje.
Adam Smith foi o fundador do estudo sistemático e organizado da Economia e um dos principais pensadores na história humana.


VIDA E OBRA

Adam Smith nasceu em Kirkcaldy, Fifeshire, Escócia, em1723, filho de uma típica família da classe alta não nobre da época. Seu pai, Adam Smith, era funcionário público que chegou a ocupar postos de certa importância na administração escocesa e sua mãe, Margareth Douglas Smith, descendia de proprietários de terras do condado de Fife.
Da infância de Adam Smith pouco se registra além do fato pitoresco de que, aos quatro anos, quando em visita a seuavô materno, teria sido raptado por um bando de ciganos mas, felizmente, recuperado poucas horas depois. Um evento, entretanto, parece ter marcado seus primeiros anos e define os profundos laços afetivos que quase até o fim de sua vida o uniriam a sua mãe: a morte prematura do pai poucos meses antes do nascimento de Smith, que seria o único filho do casal.
O início de sua formação acadêmica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!