adam smith

Páginas: 5 (1190 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional
Adrian, Alysson, Graciele e Maria Luiza







ADAM SMITH
Biografia










Cascavel
2014
CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional
Adrian, Alysson, Graciele e Maria Luiza







ADAM SMITH
Biografia


Trabalho de sociologia coordenado pelo professor Ricardo e realizado pelos alunos do 3ºC Informática.






Cascavel
2014

Introdução

Opresente trabalho é sobre Adam Smith, também conhecido como pai da economia moderna. Considerado até hoje um importante teórico do liberalismo econômico.
Formado em filosofia moral, foi um importante professor da disciplina de ética e economia. Sendo o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência.
Também foi escritor, tendo lançado diversas obras, das quais as mais conhecida são“Uma Investigação Sobre a Natureza" e a "Causa da Riqueza das Nações". Estas obras são usadas até hoje como referência para os economistas.
Além de ser conhecido até hoje por criticar e denunciar as formações de monopólios, conspirações comerciais e defendendo a liberdade contratual.
















Biografia
Adam Smith (1723-1790) foi economista escocês. Considerado o pai da economia moderna. Omais importante teórico do liberalismo econômico do século XVIII. Autor da obra "Uma Investigação Sobre a Natureza" e a "Causa da Riqueza das Nações", que é referência para os economistas.
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790. Filho do advogado AdamSmith e de Margaret Douglas, ficou órfão aos dois anos de idade. Fez o curso secundário no Burgh School of Kirkcaldy. Com 16 anos de idade, foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow e em 1740 entrou na Universidade de Oxford.
Radicado em Edimburgo, em 1748, deu cursos sobre ética e economia. Em 1750, conheceu David Hume, importante filósofo do período que se tornou seu grande amigo.Foi nomeado professor de Lógica, na Universidade de Glasgow, em 1751. Assumiu a cátedra de filosofia Moral, em 1752. Publicou seu principal tratado, "The Theory of Moral Sentiments" (1759). Como tutor do duque de Buccleuch, viajou pela França e Suíça entre 1763 e 1766, onde teve contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay, fundador da fisiocracia.
Em 1767, Smith retornou aKirkcaldy, onde iniciou a elaboração e revisão de sua célebre teoria econômica. Passou mais três anos em Londres, onde seu livro foi concluído. "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações" foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e econômica do mundo. As teorias formuladas em "A Riqueza das Nações" lançaram as bases do liberalismo, como ateoria da livre concorrência e o conceito de livre mercado. A obra que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica. Pregava a não intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada.
Grande parte das contribuições de AdamSmith para o campo da economia não foi original. Porém, ele foi o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência. Ele tornou o assunto compreensível e sistemático e seu livro A Riqueza das Nações pode ser considerado como a origem do estudo da Economia. Nesta obra, ele demonstra que muitas crenças econômicas populares são na verdade errôneas e autodestrutivas. Ele enfatizou que umadivisão apropriada da mão de obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Além disso, Smith criticou as excessivas intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.
A ideia central de Smith em A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam smith
  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!