Adam Smith

Páginas: 19 (4630 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014


FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ATIBAIA- FAAT –FACULDADES.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PERIODO: NOTURNO



BRUNA C. SEDO ARAUJO RA:3114019
EDUARDA MESSIAS RA: 3114039
MARIAH SCHEVENIN DA SILVA RA: 3114102
TAMIRES ALMEIDA DE OLIVEIRA RA: 2014081






ADAM SMITH






ATIBAIA
03/2014

SUMÁRIO

1. Introdução 32. Biografia 4
3. Os Fundamentos de Adam Smith 6
4. As Obras de Adam Smith 7
5. A Teoria DosSentimentos Morais 7
6. Uma Investigação Sobre a Natureza e as Causas Das Riquezas Das Nações 9
6.1 Da Divisão do Trabalho e o Individualismo 10
6.2 Liberalismo Econômico 11
6.3 Lais Sez – Faire 12
6.4 Mercado 13
6.5 Salários14
6.6 Valor 15
7. Conclusão 16
Bibliografia 18




















1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar o pensamento teórico de Adam Smith, um economista e filósofo que viveu no século das luzes, que foi um pensador clássico do liberalismo econômico,considerado o pai da economia moderna. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Suas obras mais importantes foram a Teoria Dos Sentimentos Morais e Riqueza Das Nações,sendo a segunda mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas. Nela, o autor diferenciava a ciência e a economia política e a jurisprudência da ética. A política mercantilista e a intervenção da economia nas empresas também foram temas desse livro, mas o objetivo principal da obra era discutir a teoria de que uma nação só pode ser bem sucedida através docrescimento da economia e da divisão correta do trabalho, que inclui custos menores de produção ao mesmo tempo em que reduz o preço das mercadorias. Desta forma, o livro defende a liberdade de concorrência como o único meio para se chegar ao desenvolvimento e o bem estar de uma nação, só assim o indivíduo buscaria atender suas necessidades mesmo que isso causasse uma desproporcionalidade no acúmulode bens, esta visão era chamada de “Mão invisível”, como denominou Smith.
Adam Smith contribuiu grandemente para formação do sistema capitalista hoje espalhado pelo mundo, suas teorias e fundamentos são de grande importância para entendermos o sistema atual. Como o estado tinha o papel de intervir em todas as relações fazendo com que não existisse liberdade, Smith lança uma tese de que o estadonão deveria intervir totalmente na economia, surgindo assim, o liberalismo econômico.
Foi através de Adam Smith que a economia passou a ser uma gama de conhecimentos sistematicamente organizado, que se refere ao entendimento dos recursos escassos da e na sociedade. Com isso há uma necessidade em se estudar e compreender a obra de Smith, para assim entendermos como a economia iniciou, e como ela seestende hoje na sociedade. Ao longo deste trabalho veremos as principais teses, obras e fundamentos de Smith.

2. BIOGRAFIA
Smith era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também chamado Adam Smith, tendo nascido em Kirkcaldy, Fife, na Escócia. Seu pai faleceu dois meses após seu nascimento, não se sabe a data exata do nascimento de Adam Smith, o que se sabe é a data...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam smith
  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!