Adam smith e a m o invis vel

Páginas: 2 (447 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015
Pioneiro em lançar os fundamentos para o campo da economia, o filósofo escocês Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Smith, na época do iluminismo, analisou asvárias sociedades e nações com o intuito de descobrir quais eram os fatores que tornavam uma nação rica. Desse modo, foi considerado “pai da economia” por ter revolucionado o retrógrado pensamentomercantilista predominante de sua época. Publicou então dois livros, mas foi com o título “A riqueza das nações” em que teve seu auge no processo mutagênico do cenário da economia.
Em seu estudo ele nãodisse que uma nação era rica por causa dos recursos naturais que ela possuía, tesouro ou produção agrícola, mas sim se nesta sociedade havia divisão de trabalho. Ele entendia que um individuoespecializado em uma dada tarefa era capaz de aumentar sua produção, dessa forma, conclui que as sociedades ricas eram aquelas que permitiam uma maior liberdade de empreender, inovar, descobrir e inventarnovas formas de produção e trabalho. Por meio dessa linha de raciocínio, propôs a não intervenção do estado na economia, ou seja, o liberalismo econômico, ideologia baseada na organização da economia porlinhas individualistas. Também dentro do seu pensamento, a desigualdade é vista como um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento (os pobres querem ficar ricos e atingir o nível das classes ricas emais beneficiadas), sendo uma condição fundamental para que as pessoas queiram sair de sua classe social e tentem atingir patamares mais favorecidos.
Para este autor todos aplicam o seu capital para queele renda o mais possível. Ao fazer isso, o indivíduo não visa o bem da comunidade, mas sim o seu próprio, sendo assim um egoísta. O que Adam Smith defende é que ao promover o interesse pessoal, aindivíduo acaba por ajudar no desenvolvimento do Interesse Geral e coletivo de uma maneira mais eficaz. Neste viés ele é conduzido e guiado pela “Mão Invisível”. Smith afirma que se todos procurarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adam smith
  • adam smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam Smith
  • Adam smith
  • adam smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!