adam smith, cap 1 e 9

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
ADAM SMITH
CAPÍTULO IX. LIVRO IV
‘’O s sistemas agrícolas ou os sistemas de economia política que representam a produção da terra como a fonte única ou a fonte principal da renda e da riqueza de cada país. ‘’

Adam Smith, neste capítulo, tem como tema o sistema agrícola presente nas sociedades mais antigas vigentes. Diz ainda que tal sistema não exigirá tantas explicações quantonecessário no entendimento do sistema mercantil ou comercial, abordados anteriormente. O sistema agrícola representa a produção da terra como fonte única de renda e riqueza de um país.
O famoso ministro de Luís XIV, Sr. Colbert, adotou um sistema mercantil na Inglaterra. Tal setor era preferível, pois era um sistema que dificilmente deixaria a desejar a um homem de negócios. Tal sistema favoreceumuito mais as atividades da cidade do que as atividades do campo. Este último quase que esquecido, devido ao desestimulo das atividades agrícolas. A frança possuía um bom território propicio para a atividade do campo, porém nada disso foi levado em questão quando o sistema mercantil se pareceu como o mais vantajoso para as sociedades. Para tornar mais baixo o preço das mercadorias para oshabitantes da cidade, e estimular a atividade manufatureira juntamente com o comércio exterior, ele proibiu a exportação de cereais, dessa forma então excluindo totalmente os trabalhadores do campo do mercado externo. Com tais restrições, ficou clara a preferência que o ministro tinha à atividade das cidades, em relação à do campo. Os filósofos franceses eram responsáveis pelo pensamento de que a terraera a única fonte de renda e riqueza do país. Estes mesmos passaram a subvalorizar a atividade manufatureira das cidades, visto que era o que acontecia com eles quando os manufatores pensavam na atividade agrícola.
Em um sistema criado por eles, há três classes divididas: a primeira é a classe dos proprietários de terra; a segunda é a dos cultivadores, trabalhadores do campo, e a terceira éa classe dos manufatores e comerciantes. Para eles, os proprietários da terra ajudam na produção por uma consequência da despesa, chamada de defesa fundiária, que traz uma melhoria na terra visto que há um investimento. Além do investimento para a melhoria do solo, há também uma melhoria nas construções, obras de drenagem entre outros. Através disso, é possível que essa classe consiga uma rendamaior, devido a uma produção maior. A segunda classe, dos cultivadores e trabalhadores do campo, contribui com a produção pelas despesas chamadas de originais e anuais. Estas despesas, se não repostas com um lucro, o arrendatário da terra não terá condições de desenvolver sua atividade, comparado com outras ocupações. As despesas originais estão presentes nos instrumentos agrícolas, no capital emgado e na manutenção da família do lavrador e dos empregados. Constitui também a manutenção do gado. Já a despesa anual consiste no desgaste dos instrumentos e na manutenção anual dos trabalhadores e do gado de tal arrendatário.
As despesas fundiárias, junto com as despesas primitivas e anuais, formam os únicos tipos que se mostram produtivas. Todas as demais são improdutivas. Osmanufatores, em particular são improdutivos, pois o trabalho deles é reposto apenas pelo capital que lhes dá emprego, junto com o lucro. O trabalho destes mesmos, não acrescenta em nada ao valor da produção anual. O aumento da renda, pelos comerciantes e manufatores, somente pode ser feito mediante à parcimônia, ou seja, pela privação de parte dos fundos destinados à sua própria subsistência. Essa classeimprodutiva dos comerciantes e manufatores é sustentada, ou melhor, mantida pelas duas outras classes. Apesar de tudo isso, é uma classe útil as duas outras, que são as classes dos proprietários e dos cultivadores de terra. É útil porque os proprietários de terra podem comprar tanto as mercadorias estrangeiras como a produção manufaturada de seu próprio país a qual tem necessidade, e isso com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Adam Smith Cap 6 a 9
  • Adam Smith cap 3
  • Adam Smith 1
  • Adam Smith
  • Cap Tulo 9 1
  • Resumo Livro 1 Adam Smith
  • Embriologia cap. 1 ao 9
  • Historia do Pensamento Economico Cap. 5 Adam Smith

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!