Adalton Economia e tica relat rio de leitura

1364 palavras 6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
PUC-SP
CIÊNCIAS ECONÔMICAS ECONO NA9
THIAGO HEIDE SILÊNCIO RA00132770

DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE – CAP. 2
Amartya Sen

SÃO PAULO
2014
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Cap 2. . São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

No segundo capítulo de sua obra, Amartya Sem aborda os aspectos do desenvolvimento econômico, dividindo o capítulo em 8 partes.
O autor busca demonstrar, em linhas gerais que o aspecto básico do desenvolvimento é a liberdade, diferente de correntes que defendem que o desenvolvimento é fruto de luta, no qual a sabedoria deve ser conquista pela dureza.
Para Sem, a liberdade é aspecto primordial para o desenvolvimento, de forma que ele cumpre dois papeis: o de fim ou objetivo do desenvolvimento, e o de principal meio para o desenvolvimento, tal como um círculo, um ponto leva ao outro, de forma que o papel que a liberdade cumpre no desenvolvimento econômico é meio e fim.
Amartya Sem classifica o papel da liberdade no desenvolvimento como: “liberdade constitutiva” e “liberdade instrumental”, onde na primeira é o já dito fim primordial, grande objetivo do desenvolvimento e da liberdade, relacionada a importância da liberdade no desenvolvimento da vida humana, e a segunda, a liberdade instrumental, os meios – liberdade política, facilidades econômicas, oportunidades sociais, garantias de transparência, e segurança protetora – na qual uma se relaciona com a outra complementando-se. Dito isso, fica claro deduzir que para o autor, o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O crescimento do PIB ou das rendas individuais pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades desfrutadas pelos membros da sociedade.
Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como as disposições sociais e econômicas, tais como os serviços de educação e saúde, (pelo menos

Relacionados