adalto no macroambiente

1194 palavras 5 páginas
2. REVISÃO DA LITERATURA 2.1. Estratégia
Não existe um consenso geral sobre o conceito de estratégia, mas a seguir serão apresentadas algumas definições segundo vários autores.
No campo da administração encontrar-se-ão várias definições, porém cabe destacar a de Mintzberg e Quinn (2001), “estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüência de ações de uma organização em um todo coerente. Uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças no meio ambiente antecipadas e providências contigentes realizadas por oponentes inteligentes.”
A definição de estratégia a ser adotada pela empresa, seja qual for o seu ramo de atuação, poderá levá-la a diferenciar-se dos concorrentes. Para Andrews (1978), se bem articulada, a estratégia poderá favorecer a situação da empresa em relação aos concorrentes e também estabelecer uma vantagem competitiva. Estratégia pode ser conceituada como o caminho a ser seguido no intuito de alcançar os objetivos definidos por uma organização.
Ansoff e Mcdonnell (1993) afirmam que existem quatro tipos distintos de abordagens que devem ser consideradas na definição de estratégia:
1. Padrões pelos quais o desempenho presente e futuro da empresa são medidos. Em termos qualitativos, esses padrões são chamados de objetivos, e em seu aspecto quantitativo são chamados de metas;
2. Regras para desenvolvimento da relação empresa com o seu ambiente externo: que produtos e tecnologias a empresa desenvolverá, onde e para quem os produtos serão vendidos, como a empresa conquistará alguma vantagem sobre os concorrentes. Este conjunto de regras é chamado de estratégia de produto e mercado, ou estratégia empresarial;
3. Regras para o estabelecimento das relações e dos processos internos na organização, isto é freqüentemente chamado de

Relacionados

  • adalto no macroambiente
    783 palavras | 4 páginas
  • Analise Economica Aula 1 CBA Alunos 1
    3523 palavras | 15 páginas
  • Endomarketing
    3166 palavras | 13 páginas
  • Gestão Ambienta: Uma Análise dos Benefícios Institucionais Sob o enfoque Contábil
    29202 palavras | 117 páginas