ADA 1ª ETAPA - Anatomia Humana (UNIPAC/BOMDESPACHO)

394 palavras 2 páginas
"O efeito da atividade física regular e da boa alimentação no sistema musculoesquelético"

A prática regular de exercícios físicos e a alimentação saudável são acompanhadas por benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Recomenda-se praticar pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado todos os dias, além de possuir uma dieta adequada que supra as necessidades diárias do indivíduo.
O exercício físico auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, do fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. E para que se mantenham saudáveis, as articulações precisam ser exercitadas. Longos períodos de inatividade levam a articulação artrítica a se enrijecer e os tecidos próximos a enfraquecerem.
Além disso, os indivíduos sedentários apresentam risco aumentado de dor lombar, especialmente quando têm que realizar atividades não usuais, como carregar peso e outros trabalhos que exigem força. A falta de flexibilidade muscular restringe a mobilidade da coluna lombar. As práticas de exercícios físicos ajudam a reduzir o risco de quedas, por fortalecimento muscular e esquelético-articular, melhora do equilíbrio e, consequentemente, de fraturas. Se lembrarmos de que a queda é uma importante causa de morte em indivíduos com mais de 65 anos, veremos a importância da atividade física nesses pacientes.
Por outro lado, a alimentação também é fundamental para garantir a boa formação musculoesquelética. O cálcio, que pode ser encontrado principalmente no leite e em laticínios em geral, como queijos e iogurte, é sinônimo de ossos fortes e previne a osteoporose. Outros alimentos ricos em carboidratos e proteínas auxiliam na manutenção dos músculos e na preservação da massa magra, além de serem essenciais para uma atividade física eficiente sem que aja prejuízo para o organismo.
Enfim, o corpo humano, em diferentes fases da vida, desempenha funções especiais

Relacionados