AD2 O Isla Historia Medieval

1375 palavras 6 páginas
Leonardo Miranda Soares
Curso:14116090011
Polo: Miguel Pereira
O Islã de Pierre Guichard
Ao estudar o texto: O Islã, de Pierre Guichard vemos que a Europa Cristã se viu ameaçada a partir do século VIII pela civilização islâmica. A queda do império visigodo, império este que tiveram um papel importante na Europa Cristã e principalmente na península ibérica impedindo o avanço muçulmano abriu as portas para a dominação muçulmana, cristãos daquela região foram forçado a uma liturgia moçárabe.
Para defesa da Cristandade a Europa recebe apoio do império Carolíngio que toma medidas de proteção e faz com que os muçulmanos recuem. Com isso a dinastia carolíngia enalteceu quando se opôs contras a possível dominação islâmica, os cristão que viviam sobre o domínio muçulmano percebe que uma crise esta instaurada na civilização.
Carlos Magno faz com que os muçulmano recuem, isso é evidente na fixação sobre os vales Tejo e Ebro que será um reduto islâmico. Estava instaurada uma crise entre o Islã e a Europa Cristã. Isso fez com que a civilização islâmica substituísse seu califado levando-os a uma reorganização interna, nessa organização as relações diplomáticas seria um meio pelo qual ele poderiam ascender de novo.
No século IX e X um fenômeno acontece na Europa Ocidental, os saques piratas dos Serracenos, enfraqueceram o litoral do império carolíngio. Essa pirataria foi desenvolvida fora do âmbito dos poderes estatais, os saques dos piratas trouxe problemas até para os mercadores e peregrinos que viajavam entre a Germânia e a Itália. Os italianos e os germânicos não conseguiram por fim nos saques piratas até que ouve-se uma reação na aristocracia provençal. Com a captura do Abade São Maiol de Cluny em 972 o papado (que tinha ajuda do império Carolíngio) toma iniciativa contra os bandos que oferecia ameaças no Franco meridional da cristandade, a iniciativa do papado vislumbrava uma “guerra santa” que levaria futuramente as Cruzadas, os Serracenos com isso atenuaram sua

Relacionados