AD2 LEG SOC 2015 I

744 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância

AD2
Período 2015.1

Disciplina: Legislação Social

Coordenador: Veronica Wander Bastos

ALUNO: Adonis Azeredo Siqueira (São Fidélis).

MATR: 11215060185

Nessas duas semanas nós estivemos discutindo uma questão muito séria e importante que tem acontecido, com frequência na nossa sociedade, que é a chamada “justiça pelas próprias mãos”.

Debatemos o caso do menino de 15 anos que foi espancado, teve sua orelha arrancada e foi amarrado nu ao poste na Praia do Flamengo, acusado de praticar pequenos furtos na área. Outro caso que trouxe perplexidade à sociedade foi um vídeo noticiado por diversos meios de comunicação, onde um jovem foi executado em plena luz do dia numa rua movimentada do Município do Belford Roxo. A vítima foi acusada de praticar roubos nas redondezas. De acordo com a polícia, o executor seria um “segurança” pago por comerciantes locais.

Vemos nos casos acima que pessoas tem julgado e sentenciado outras, sem que seja respeitado o direito de defesa, em total detrimento à Constituição Federal.

Com base nas discussões do fórum, notícias de outros casos, legislação e estudos, redija um texto crítico sobre esses acontecimentos, apontando quais os princípios estão sendo feridos, e quais as possíveis soluções para evitar que tais acontecimentos se tornem corriqueiros e aceitos por nossa sociedade.

Mínimo de 20 linhas.

As Sociedades modernas são constituídas por regras e leis que regulam todas as relações sociais com objetivo de manter a ordem (econômica, social, privada, convivência e etc). Essas regras e leis tem o objetivo de evitar o retorno do ser humano ao “Estado de Natureza” de Thomas Hobbes, onde não há Estado e ordem. O conjunto de lei e regras, no Brasil, está representado pela Constituição Federal de 1988, a qual é reconhecida pelo seu caráter social. O

Relacionados

  • Automação Predial
    85939 palavras | 344 páginas
  • Teoria dos números
    139028 palavras | 557 páginas