AD2 GEST O 2 OK

1110 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
AD2 – 2015.1 Gestão na Educação 2
Aluna: Lucia Sandry de O. R. Pedro Matrícula:122120800-88
Respostas:
QUESTÃO 1:
A) Tendo em vista os acontecimentos na escola, a postura adotada através do diálogo entre a equipe gestora foi correta. Pois, houve a convocação do CEC- Conselho Escola Comunidade, responsáveis, professores e alunos. Visando o esclarecimento e busca de soluções para o problema citado.
De acordo com o que foi estudado nos textos apresentados na disciplina, Gestão 2, em uma organização participativa e democrática, todos os atores do processo ensino e aprendizagem irão colaborar, dando sua opinião e articulando saberes para buscar a melhor solução para problemas.
Como afirma Carbello “ ... o papel do pedagogo é fundamental na organização de um trabalho pedagógico coerente. No entanto, as ações pedagógicas são desenvolvidas em diferentes setores que compõem a organização escolar, fato este que torna o processo coletivo e não individual “ (2012,p.11) .
Daí a necessidade do olhar atento e escuta sensível do coordenador é imprescindível, neste cenário que se apresenta em sua volta. Cabendo valorizar os profissionais da sua equipe, buscando reflexão, diálogo e estratégias bem formuladas para superar obstáculos e buscar a transformação da realidade.
Referências bibliográficas:
Carbello, Sandra Regina Cassol. A atuação do pedagogo na gestão democrática da escola Pública: a participação da comunidade como um desafio, 2012.
B) O procedimento da gestão em convocar o CEC esta correta. Pois, todos assuntos da escola podem e devem ser discutidos no conselho de um modo participativo e democrático.
Assim, cabe ao CEC, promover debates das questões educacionais como é o caso da escola exemplificada, que esta enfrentando problemas relacionados ao desrespeito às regras de convivência

Relacionados

  • apostila pesquisa operacional
    38803 palavras | 156 páginas
  • Engenheira
    38803 palavras | 156 páginas