AD2 Gestão 2 2014.2

582 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD AVALIAÇÃO A DISTANCIA – 2014-2

Questão 1:

1a) Na leitura do texto de Dermerval Savianii sobre As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, Parecer CNE/CP n.3/2006, destaque e explique a ambiguidade abordada pelo autor na atuação do pedagogo pós diretrizes. (Pontuação: 2)

A ambiguidade se dá pelo fato de generalizar os profissionais que possuem Normal Superior com os que possuem Licenciatura em Pedagogia. O 1º Parecer do texto, dava a entender que o licenciado não era um profissional de educação completo; já após o reexame, o Parecer dá a entender que a Licenciatura de Pedagogia se assegura a formação de profissionais da educação, a pós-graduação deverá ser feita por quem não tem Licenciatura em Pedagogia e quem já possui, poderá optar por fazer ou não.

1b) As Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia apresentam defesa da docência na formação do pedagogo, portanto esta determinação trouxe consequências significativas no delineamento do campo de atuação deste profissional. Saviani, no seu texto, aponta que há oposição a esta ideia. Quais seriam as críticas apontadas no texto e por quem? (Pontuação: 2)

Segundo Libâneo, aponta várias imprecisões a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, entre elas, a falta de clareza sobre o significado da Pedagogia, reduzindo a capacidade do pedagogo a docência, ao simplicismo de seu exercício profissional, desconsiderando seu vários âmbitos de atuação científica e profissional do campo educacional.

Questão 2:

2a) No artigo 5º das diretrizes curriculares, são descritas as capacidades que deverão ser adquiridas pelo egresso do curso de pedagogia.
No texto de CANDAUii, são destacados alguns desafios postos à

Relacionados

  • GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS TURISTICOS II
    289 palavras | 2 páginas
  • AD2 GEOGRAFIA NA EDUCA O
    766 palavras | 4 páginas