AD2 Fundamentos de Programa o 2014 1 Quest es

705 palavras 3 páginas
Fundação CECIERJ - Vice Presidência de Educação Superior a Distância

Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação
Disciplina Fundamentos de Programação
AD2 1° semestre de 2014.

IMPORTANTE - NOVIDADE:
- As respostas (programas) deverão ser entregues pela plataforma em um arquivo ZIP contendo todos os arquivos de código fonte necessários para que os programas sejam testados.
- As ADs deverão ser entregues pela atividade "Entrega de AD2" antes da data final de entrega estabelecida no calendário de entrega de ADs.
- A AD é um mecanismo de avaliação individual. As soluções podem ser buscadas por grupos de alunos, mas a redação final de cada prova tem que ser individual.

1a Questão (2,0 pontos) (Arquivo Texto)
Faça um programa em Pascal que processe um arquivo texto cujo nome seja escolhido pelo usuário e escreva na tela o conteúdo da linha do arquivo que possui mais vogais e o conteúdo da linha do arquivo que possui mais consoantes.

2a Questão (2,0 pontos) (Arquivo Tipado)
Considere a seguinte declaração:
Type
Ponto = record x, y: integer; end; ArqDePontos = File of Ponto;
Desenvolva um programa em Pascal que processe um arquivo do tipo ArqDePontos, cujo nome seja escolhido pelo usuário, e mostre na tela o par de pontos que sejam os mais distantes entre si.

3a Questão (2,0 pontos) (Vetor de Registros - Tabela)
Considere as seguintes declarações:
Const
TAM = 10;
QTDCAMPOS = 6;
Type
Faixa = 1..TAM;
Carro = record dono, placa, marca, modelo: string; ano: integer; consumo: real; end; VetorDeCarros = array[Faixa] of Carro;
{... fazer subprogramas ...}
Var
todosCarros: VetorDeCarros; campo: integer;
Begin
preencher(todosCarros); exibir(todosCarros); for campo:= 1 to QTDCAMPOS do begin ordenar(todosCarros, campo); exibir(todosCarros); end; write(output, ‘Tecle enter para terminar:\> ’); readln(input); End.
Escreva em Pascal os subprogramas preencher, ordenar e exibir, conforme especificados a seguir: preencher(todosCarros): faz a leitura do usuário de todos os TAM

Relacionados

  • livro
    225318 palavras | 902 páginas