AD2 - exercício13

630 palavras 3 páginas
Filosofia – Atividade aula 13

Leia o capítulo "Visões da Modernidade" de Eduardo Jardim de Moraes e Kátia Muricy e responda:

1. Segundo Habermas, o que acontece com a política num mundo tecnicizado?
R. Segundo ele, a política deixa de exercer o seu papel inicial e para o qual foi pensada, que era de resolver coisas práticas, que tinham a ver com as necessidades dos cidadãos ou para o bem coletivo, e passa a exercer um papel tecnocrata, onde a economia passa a ser mais importante que o bem estar do povo. Como resultado as pessoas se desencantam cada vez mais com a política e seus atores.
No texto Habermas diz “No mundo contemporânea a política deixa de ser entendida como o conjunto das atividades relacionadas à vida prática para se constituir como o campo da mera administração de questões de natureza técnica. A consequência disso é que o mundo contemporâneo se caracteriza por um processo de despolitização.”

2. Qual a proposta de Habermas para a política contemporânea?
R. Habermas acha importante deixarmos de valorizar tanto o trabalho, que nos torna “meio máquinas”, para que possamos dar mais importância as relações humanas, ou interação entre as pessoas. Ele achava inclusive que esse domínio do trabalho sobre o homem é tão forte, que não o deixa sequer entender sobre o processo de “desumanização” pelo qual está vivendo.
No texto Habermas fala sobre “a necessidade de descomprimir a esfera de interação, aprisionada pela lógica da racionalidade. Será preciso, ampliar o sentido do conceito de racionalização de modo a que ele abarque, de forma diferenciada, as duas esferas do agir humano – o trabalho e a interação.”

3. O que significa, segundo Arendt, a crise da autoridade e qual sua relação com o autoritarismo? Quais as características dos regimes totalitários, segundo Arendt?
R. Tradicionalmente o povo conviveu durante séculos com figuras dominantes, que exerciam o seu poder através do autoritarismo como: os Reis, a Igreja - na figura do Papa, os

Relacionados