AD2 DE MOVIMETOS SOCIAIS E EDUCA O

1291 palavras 6 páginas
Aluna: Carla Neves Carvalho da Silva Matrícula: 12212080140 Polo: São Pedro da Aldeia

Semestre letivo: 2015.1

Caro aluno,
Procure elaborar suas respostas discursivas de forma objetiva. Considere, na escrita de suas respostas, os elementos de coesão e coerência do texto. Busque articular a introdução, desenvolvimento e conclusão de suas ideias.
Questão 1 (valor: até 5,0 pontos)
Conceitue e distinga os processos de escrita, alfabetização e letramento conforme está proposto por Tfouni(2002) nas páginas 70 e seguintes, do Módulo 2. E, particularmente, os relacione com o domínio da escrita.

A escrita e a leitura são práticas sociais que se fundamentam e/ou decorrem de duas concepções distintas, porém interdependentes: alfabetização (sistema convencional da escrita) e letramento (práticas sociais que envolvem a escrita e a leitura). Segundo Tfouni (2002), escrita, alfabetização e letramento compõem um conjunto indissociável. Onde a escrita é um código e representa o que se pensa ou se fala, e foi evoluindo paulatinamente através da necessidade de cada povo em querer desvendar e interpretar sua forma de comunicação, sendo esta necessária para o conhecimento humano. Portanto, a produção da escrita começa antes da escolarização, não sendo um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. E representam para a sociedade a sua exclusão, pois não são produtos neutros e estão ligados as relações de poder e dominação que existem em toda sociedade, entretanto, a autora chama atenção para o fato da escrita poder ser usada como objeto de desenvolvimento social, cognitivo e cultural dos povos em sociedades que a adotem de modo amplo. Enquanto que a alfabetização e o letramento seriam processos de aquisição de um sistema escrito, logo, culturais. Neste sentido, é válido ressaltar que palavra letramento foi incorporada ao vocabulário educacional recentemente, fruto da necessidade de se diferenciar o conceito de

Relacionados