ad2 de biocel 2/ 20013-2

781 palavras 4 páginas
Questão 1
A matriz extracelular participa de 2 junções: a junção de contatos focais e hemidesmossomas.
Junções de contatos focais.
As Junções de contatos focais são junções entre célula e matriz extracelular, realizadas por filamentos de actina. A função dessas junções é justamente a adesão da célula na matriz extracelular, ocorrendo principalmente em células do tecido conjuntivo.
Em algumas áreas da superfície ventral celular, a membrana plasmática fica próxima ao substrato e, neste local, há ancoragem de feixes de microfilamentos do citoesqueleto, originando as fibras de tensão.
As integrinas, proteínas integrais, são estruturas aderentes entre as células e o meio extracelular. Estas são uma família de glicoproteínas que agem, quando localizadas na adesão focal, como receptores de proteínas da matriz extracelular e se ligam a proteínas como alfa-actina, talina, vinculina e filamentos de actina, desempenhando diversas funções.
Hemidesmossoma

Os hemidesmossomos são característicos de células basais da epiderme, células do epitélio de transição da bexiga, células da córnea, alguns epitélios simples como aqueles que revestem o trato gastrointestinal e respiratório e também em alguns epitélios glandulares, como as glândulas mamárias.
Os hemidesmossomos apresentam em sua estrutura as integrinas α6 β4, que fazem a adesão com a matriz extracelular. Sendo que a subunidade β4 tem a função de se unir à α6. Entretanto, quando anticorpos são direcionados contra o domínio extracelular destas subunidades, os hemidesmossomos são inibidos e isto afeta a integridade estrutural da célula.
Além de apresentar as integrinas em sua constituição, os hemidesmossomos apresentam vários tipos de proteínas, sendo uma das mais importantes a proteína 230KDa, também chamada de BP230. Esta proteína fica localizada na placa do hemidesmossomos que liga as integrinas aos filamentos intermediários. Estas proteínas são reconhecidas por auto-anticorpos, frequentemente encontrados em

Relacionados