Ad2 - BioCel2

397 palavras 2 páginas
Respostas

1 – A chave está assinalando o tecido epitelial (epitélio) que é formado por células justapostas e semelhantes como é possível observar. Como uma das funções do epitélio é o revestimento (seja externo ou interno), ele está presente em várias partes do corpo como, por exemplo, nos alvéolos pulmonares que é denominado epitélio pavimentoso dos alvéolos pulmonares.
2 – A camada denomina-se lâmina basal ou membrana basal que é localizada abaixo do epitélio. Nessa camada está presente o colágeno (colágeno tipo IV) que é uma molécula específica e garante a sustentação e a filtração.
3 – Este tipo celular corresponde à uma célula muscular lisa, principalmente pela aparência mais alongada.
4 – Esse tipo de feixe fibroso, denominado fibra elástica, é formado geralmente por elastina, que é uma proteína que permite, mesmo que o tecido sofra alguma deformação, não perca sua forma. O tecido sofre uma deformação mais logo volta a sua forma original.
5 – Estes são os filamentos intermediários, pois eles são responsáveis pela rigidez da célula.
6 – Estão representados os desmossomas e os hemidesmossomas. Os desmossomas correspondem às junções que se distribuem na lateral entre as células epiteliais. A proteína transmembrana desse tipo de junção é a caderina. Já os hemidesmossomas são às junções que estão entre a lâmina basal e o epitélio. Neste caso a proteína transmembrana é a integrina que também reconhece uma proteína da lâmina basal.
7 – São as glicosaminoglicanas que são dissacarídeos hidrofílicos.
8 – Uma outra molécula importante para a constituição desta matriz amarelada é a proteoglicana que possui função de a regulação da atividade das moléculas sinalizadoras, a interação com proteínas fibrosas da matriz, o controle do tráfego de moléculas e de células e a co-recepção.
9 – As células musculares não são redondas, pois elas precisam ser mais alongadas para poder uma ir ‘puxando’ a outra, para elas irem se encaixando de forma que aconteça a contração

Relacionados