AD2 Abril 2015 1 Macro

364 palavras 2 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância– AD2
Período - 2015/1º
Disciplina: Análise Macroeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa

ALUNO: MATR:
Questão 1.
Política cambial representa a intervenção da equipe econômica do governo no mercado de oferta e demanda por divisas. A intenção é a de atingir algum propósito de natureza macroeconômica. Como a política cambial pode ser utilizada para conter a inflação?
R: A valorização cambial conduz a uma queda de preços dos produtos importados em moeda local. Como o índice de preços contém em sua cesta produtos importados, bem como parte dos produtos nacionais utiliza insumos estrangeiros, o preço desses caem. Assim, o índice de inflação tende a diminuir com a política de valorização cambial.
Questão 2.
Considere o Fluxo Circular da Renda e do Produto de uma economia. Descreva como se dá o fluxo nominal de rendas. Comece por mencionar as unidades produtivas dirigindo-se ao mercado de fatores (de produção) até retornar às unidades produtivas.
R: A produção das empresas (produto) é realizada a partir dos fatores de produção ofertados pelas famílias, que são remuneradas (renda). Os bens e serviços produzidos pelas empresas são consumidos pelas famílias (despesa) com os recursos provenientes da remuneração.
Questão 3.
O modelo Keynesiano de determinação do nível de produto é basicamente de curto prazo. Nele supõe-se que um aumento da demanda leva o aumento da oferta das empresas sem que haja variação de preços. Qual argumentação ou hipótese pode ser apresentada para que haja um aumento da demanda sem que as empresas venham a remarcar seus preços?
OBS. Se preferir, pesquise nos livros (ou internet) que tratam das hipóteses do modelo keynesiano simplificado (básico) de

Relacionados

  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas
  • novo cpc anotado 2015
    326160 palavras | 1305 páginas