ad2 2015 1 zoologia

1191 palavras 5 páginas
1) Os cílios e flagelos são estruturas encontradas nas celulares superficiais de muitos organismos. Eles são extremamente uteis para a locomoção de animais de pequeno porte. Porque não encontramos animais de grande porte se locomovendo através de movimentos ciliar ou flagelar?

Visto que, nos cílios e flagelos a energia para locomoção é gerada apenas pela superfície a sua limitação em animais de grande porte estaria na relação área/volume que é muito maior, ou seja, em organismos maiores o volume corpóreo a ser carregado é muito grande em relação a área que gera movimento.

2) O termo “Esqueleto Mole” parece um contrassenso. Como um esqueleto pode ser chamado de mole e como é o seu funcionamento? O esqueleto mole, por exemplo das minhocas, do Filo Annelida, é chamado de esqueleto hidrostático, pelo fato das cavidades do celoma, serem preenchidas por um fluído (líquido incompressível) celomático que dá suporte, possui seu corpo divididos em anéis que possui três folhetos germinativos. As minhocas possuem um tubo muscular que membranas providas de fibras musculares longitudinais e oblíquas. Os músculos circulares se movimentam ao longo do segmento e os longitudinais encurtam. Elas também possuem cerdas que servem de apoio durante seus movimentos.
Quando se movimentam o líquido leva a alterações em suas formas, esta é uma forma de rastejamento, modalidade encontrada no meio aquático e aéreo, movimento em ondas, pelo antagonismo de músculos distintos sobre uma cavidade líquida. Também o de escavação: nota-se a deformação do animal, afila-se conseguindo entrar no sedimento, com dilatação do corpo ele se adere. (ex: poliquetas, moluscos e outros. A sustentação e locomoção nos esqueletos moles também têm outro tipo: esqueleto eretos na água - as anêmonas do mar, moluscos por possuírem esqueletos hidráulicos. Propulsão a jato: típico da lula, utiliza-se se da cavidade hidráulica, esta conectada as águas por um sifão, quando a lula efetua contração muscular de seu

Relacionados

  • Ad2gia Zoolo
    403 palavras | 2 páginas
  • Filipe Zau Educa Ao Em Angola 1
    236548 palavras | 947 páginas