Ad1EJA

955 palavras 4 páginas
Questão 1
O filme Vida Maria retrata uma história que se repete por gerações, faz refletir, entre outros pontos, sobre a condições de vida de inúmeros de brasileiros que vivem a mesma situação de descaso, falta de perspectiva de vida e ausência de escolarização muitas vezes devido à situação econômica .
Maria José, assim como outras “Marias” e “Josés” quando criança, tentava desenhar repetidas vezes o seu nome no caderno que atravessava gerações em tentativas fracassadas de alfabetização.Casou-se com Antônio e tiveram filhos todos saíam com o pai para o trabalho no campo,ela cuidava dos afazeres de casa e esperava o nascimento de sua única filha, que também seguiria os passos da mãe, dando sequência ao mesmo ciclo.Maria José é mais uma, da geração de mulheres que não tiveram acesso à educação e a políticas sociais públicas que contemplasse essa classe tão banalizada, excluída e, portanto, sem perspectiva nenhuma de um futuro diferente, restando apenas à opção de viver para a família. Casos como esse é comum, pois muitos ainda consideram por questão cultural ou por necessidade o trabalho mais importante que a escola, educação não tem valor,não enxergam a educação como transformadora,capaz de mudar a realididade.
Em grande parte são questões sociais que faz com que, todos os anos, muita gente desista de estudar ou então deixe a sala de aula temporariamente, muitos estudantes enfrentam problemas como a pobreza extrema, o uso de drogas, a exploração juvenil e a violência, essa instabilidade na vida deles não permite que tenham a Educação como prioridade, o que os leva a abandonar a escola diversas vezes e quando voltam, anos depois, só resta a EJA. A necessidade de compor a renda familiar faz com que muitos alunos deixem o Ensino Fundamental regular antes de concluí-lo, a dificuldade de conciliar os estudos com o trabalho faz com que mudar para as turmas da EJA, sobretudo no período noturno, seja a única opção. A chegada do primeiro filho ainda na adolescência

Relacionados