AD1 - UNISUL - Leitura e produção textual

2221 palavras 9 páginas
Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno: Lucas Mendes Remor
Disciplina: Leitura e produção textual
Professor tutor: Josefina

Como leitores, nem sempre nos damos conta de que é frequente completarmos as informações fornecidas pelos textos com outras informações de que dispomos. Ou mesmo com informações que inferimos a partir do que foi dito pelo autor do texto. A verdade é que os textos nem sempre trazem de forma explícita todos os elementos que participam da construção do sentido. E quando isso acontece, ou o leitor precisa recuperar o que está pressuposto, ou precisa acionar uma informação conhecida que está subentendida, mas ao mesmo tempo está sugerida pelo texto.

1. Agora é a sua vez de, como leitor, demonstrar esse procedimento de leitura.
Para isso, primeiramente leia com atenção a tira abaixo, analisando o texto verbal e as imagens (texto não-verbal)

LAVADO, Joaquin Salvador (org.). Toda Mafalda. 7. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.

Agora que você já analisou tudo muito bem,

a) explique com base em qual pressuposto Mafalda criticou o programa, se o aparelho de TV estava desligado ( 4 a 6 linhas). (1,5)

Mafalda criticou o programa de TV , porque ela possui bastante criticidade e capacidade de escolher o programa que mais lhe agrade e que seja adequado pra ela.Assim, ela sabe, que nem sempre, a TV apresenta uma programação que a leve a refletir e a fazer descobertas.Mafalda é uma menina muito crítica e politizada ,sabe sempre o que quer e tem opinião formada sobre os veículos de comunicação em massa.

b) note que a opinião de Mafalda reflete um discurso social bastante comum em relação à televisão. Explique, abaixo, que discurso é esse (4 a 6 linhas). (1,5)

A TV ,apresenta muitas vezes, programas inadequados para algumas idades,por exemplo,para as crianças.A violência, os palavrões,o preconceito,o builling, são assuntos que aparecem

Relacionados

  • Ad leitura e produção textual
    1666 palavras | 7 páginas