AD1 - TPG III - 2014.2

490 palavras 2 páginas
O papel da cobertura vegetal na mitigação da erosão (transporte de sedimentos).

Materiais necessários para produzir a aula:
- Regador;
- Máquina fotográfica;
-Espaço com cobertura vegetal (grama);
- Espaços com coberturas impermeabilizado com duas declividades e;
- Água.
Como fazer / Atividades preparatórias.
Escolha de um local onde se realizará o estudo, a elaboração de um guia de trabalho.
1. Introdução.

A integração do homem com o meio ambiente é tão antiga quanto a existência do próprio homem. Entretanto, enquanto que nos primórdios da humanidade a relação se dava de forma mais harmoniosa e menos impactante, com o passar do tempo a complexidade das necessidades e, consequentemente, dos usos da natureza tornou o homem o agente principal do processo, submetendo-a. Na esteira deste processo surgem os problemas ambientais que vêm obrigando a humanidade a repensar boa parte do que se compreende por progresso e a integrar também os fenômenos naturais a partir de uma visão que não considere mais a natureza como simples fonte de recursos e receptáculo de dejetos. Neste sentido este texto busca abordar umas partes destes impactos causados pelo uso da natureza, mais especificamente aqueles ligados ao uso solo e a consequente erosão.
O uso inadequado dos solos agrícolas vem causando a perda gradual da sua capacidade produtiva e degradação dos recursos hídricos pelo transporte de sedimentos. Consequentemente, com a perda da cobertura vegetal da bacia o solo sofre grande influência com o escoamento superficial e a produção de sedimentos aumenta.
Assim, podemos dizer que o tipo de cobertura determina a quantidade de solo erodido e o desenvolvimento das sociedades está diretamente ligado a estas questões. Áreas urbanas com ocupação irregular de encostas, tipos de culturas em áreas agrícolas etc, causam perdas de solo, além das questões ligadas a enxurradas, escorregamentos e deslizamentos de terra, ocasionando problemas e ambientais e sociais.

“A

Relacionados