AD1 TatianeAlves 14 8

957 palavras 4 páginas
Texto Base

“O professor poderá redimensionar sua autoria modificando a base comunicacional potencializada pelas tecnologias digitais. Precisará modificar o modelo centrado no falar-ditar do mestre, passando a disponibilizar ao aprendiz autoria em meio a conteúdos de aprendizagem os mais variados possível, em vídeo, imagem, som, textos, gráficos, facilitando permutas, agregações, associações, novas formulações e modificações na tela do computador on-line. ” (FALTA REFERÊNCIA)
“A aprendizagem não se dá através da récita do professor. O professor não se posiciona como o detentor do monopólio do saber, mas como aquele que dispõe teias, cria possibilidades de envolvimento, oferece ocasião de engendramentos, de agenciamentos e estimula a intervenção dos aprendizes como coautores da aprendizagem. ” (FALTA REFERÊNCIA) “O Progresso Científico e tecnológico que não responde fundamentalmente aos interesses humanos, às necessidades de nossa existência, perdem, para mim, sua significação. A todo avanço tecnológico haveria de corresponder o empenho real de resposta imediata a qualquer desafio que pusesse em risco a alegria de viver de homens e das mulheres”. (FREIRE, 1987, p. 147).

Justificativa:
Escolhemos esses trechos porque mencionam que na aprendizagem interativa, o docente cria, dispõe de teias. No link disponibilizado no mesmo texto base é explicado o que significa essas teias: são teias de interações, que envolvem os conteúdos curriculares e estratégias pedagógicas e as tecnologias. Os fragmentos citados colaboram com a questão de que não há mais espaço em tempos atuais para um fazer pedagógico voltado para o mecanicista e contraditório das capacidades critico reflexivas e transmissão de conhecimentos.
Esse tipo de educação não preparia a sociedade para usar os meios de massa.
Nessa perspectiva, o docente se comporta como aquele que tece teias, possibilidades, caminhos de envolvimento e construção e/ou partilha de conhecimento, de saberes

Relacionados