AD1 Lingu Stica1

466 palavras 2 páginas
POLO: PARACAMBI
TIPO DE AVALIAÇÃO: AD1
NOME DO ALUNO: JULIANA DE ASSIS MENDES LEAL
MATRÍCULA: 15113120300
DISCIPLINA: Linguística 1
TUTORA: Alessandra

Respostas:

1) a) O ponto de vista adotado pela gramática tradicional é o ponto de vista prescritivo que aconselha o “bom uso da língua” e prescreve um conjunto de regras que devem ser seguidas. Por outro lado, o ponto de vista da linguística consiste em descrever a língua, sem receitar o que seria “certo” ou ‘errado”. A linguística se interessa pela língua como ela é, e não como ela deveria ser.

b) Os fatores que conferem cientificidade à linguística é a adoção de um método de análise, que visa sistematizar a observação e a descrição dos fatos que observa. Tal estruturação supõe a definição da terminologia a ser adotada e a demarcação do objeto de análise. A diferenciação entre termos como linguagem, língua e fala, por exemplo, é um dos procedimentos deste fazer ciência.

2) No que se refere a posição de Benveniste em relação a comunicação animal e à linguagem humana, pode-se dizer que, o modo de comunicação entre as abelhas não configura linguagem tal como a linguagem humana. As abelhas são capazes de produzir e compreender uma mensagem, contudo, há limitações na sua comunicação.
O primeiro argumento apontado por Benveniste para este fato, diz respeito ao aparelho de comunicação das abelhas, que é gestual e não vocal, sendo também limitado à luz solar. Outro fator de diferença é que a mensagem das abelhas só provoca conduta, e não resposta, pois elas não duvidam da mensagem. E ainda, diferentemente dos seres humanos, que não restringem a mensagem a um único referente, as abelhas não produzem mensagens para outras.

3) Um dos tipos de estudo que precederam a gramática do século XX, foi o estudo da gramática e o da filologia. O estudo da gramática trata-se de uma longa tradição inaugurada pelos gregos, sendo uma disciplina normativa, que visa à formulação de regras que instituem um bem falar e escrever.

Relacionados