Ad1 Informatica Nizshime Samara

261 palavras 2 páginas
“Plataforma/CEDERJ e seus recursos utilizados no ensino a distância”

Oque é a Plataforma Moodle.

A plataforma Moodle é um ambiente de aprendizagem criado para o ensino a distância. Sua filosofia se baseia no construtivismo onde o conhecimento se cria na mente do aluno e não através de recursos tradicionais de educação. A plataforma Moodle utiliza de ferramentas colaborativas tanto para tutores e alunos como fóruns, chats, bibliotecas virtuais, ambiente de aulas de tutoria on-line e em diante.

Exemplo de plataforma Moodle:

A plataforma Moodle e o CEDERJ.

Tendo isto em vista o CEDERJ utilizou da plataforma Moodle como meio para seu modelo sistema de ensino a distância. Dentro do ambiente Moodle/CEDERJ foram criadas várias ferramentas a modo de facilite o uso e navegação de seus alunos com o máximo de acesso ao conteúdo e ao corpo docente criado e espacializado justamente para este método de ensino. Vejamos as Principais:

1. Informações acadêmicas – aba que contém informações úteis aos alunos como calendário de avaliações, de provas, ementa de disciplinas, materiais impressos entre outros.
2. Horário de Tutoria – aba que possibilita ao aluno consultar a respeito dos horários de tutorias presenciais ou via web.
3. Sistemas Complementares – nesta aba é possível acessar recursos fora da plataforma que auxiliam em pesquisas como o portal TECA, Biblioteca e também o Sistacad (ambiente voltado para operações administrativas referente a sua matrícula no curso) que possibilita a visualização de notas, frequência e movimentação de matérias a serem cursadas.
4. Minhas disciplinas – é o atalho para o acesso as matérias que serão cursadas pelo aluno.

Relacionados