AD1 INFORM TICA

508 palavras 3 páginas
Plataforma Moodle/CEDERJ e Seus Recursos no Ensino à Distância.

Sistema Cederj:

O consórcio Cederj foi criado em 2000 levando graduações com excelência e sem custos para os alunos. É formado pelas maiores Universidades do Estado do Rio de Janeiro, são elas: UERJ, UFRJ, UFRRJ, CEFET, UENF e UFF. Hoje o Cederj oferece, além dos seus 12 cursos de graduação, alguns cursos de extensão para professores.

Visão Geral da Plataforma:

A Plataforma Moodle/Cederj é um software livre que auxilia o aluno no processo de aprendizagem através da disponibilização de material didático e para-didático para consulta. Através da consulta à plataforma é obtemos o acesso a vídeos, textos, exercícios complementares e também contato direto com os tutores possibilitando, inclusive, o agendamento de vídeo tutoria com intuito de esclarecer as dúvidas dos alunos.

Ferramentas da Plataforma Moodle/Cederj:

A Plataforma Moodle/Cederj possui ferramentas necessárias ao ensino à distância. Sua página inicial oferece acesso rápido aos recursos, embora seja preciso treinamento na manipulação da mesma, pois inicialmente parece bastante complicada.
Ao centro da tela, na parte superior, ficam as notícias pertinentes ao curso, são elas: Destaques, Notícias do Curso e Notícias do Polo. Logo abaixo, ainda no centro, temos as Minhas Disciplinas. Dentro de cada discipina existe um menu específico, à esquerda, que também possui ferramentas. Vou explicar algumas delas logo abaixo da figura que ilustra a página inicial.

- Exercícios Complementares – ajudam muito nos estudos para AD's e AP's com exercícios para resolução e fixação do conteúdo.
- Cronograma – com as datas previstas para práticas, entrega de AD's e dia das AP's.
- Chats – bate-papo on-line em tempo real para interação dos alunos.
- Fóruns de Discussão – onde são levantados tópicos que possibilitam que assuntos pertinentes à disciplina sejam discutidos.
- Tutoria – espaço onde as dúvidas são enviadas para o tutor à distância e que

Relacionados

  • anderson
    67722 palavras | 271 páginas