AD1 HISTORIA DO BRASIL I 14116090125 ANDERSON SILVERIO ALVES

519 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
AD1 – Primeira Avaliação à Distância – 2015.1
Disciplina: HISTÓRIA DO BRASIL I
Coordenadora: PAULO CAVALCANTE DE O. JÚNIOR
Nome: ANDERSON SILVÉRIO ALVES
Matrícula: 14116090125
Pólo: PIRAÍ

Até muito recentemente, os índios eram praticamente ausentes na historiografia brasileira. A autora doutora Maria Regina Celestino de Almeida rompe este paradigma com seu livro Os índios na história do Brasil, trazendo uma abordagem sobre novas interpretações da história da América portuguesa, tirando os índios de traz das cortinas da história, os colocando no palco e debaixo dos holofotes. Trazendo ao nosso olhar de uma forma clara o lugar dos povos indígenas na história da América portuguesa. Articulando com as novas teorias e metodologias de pesquisa.
Então qual o papel dos povos indígenas na história, suas guerras, seus acordos de paz, seus negócios com os colonizadores portugueses, a escravidão imposta aos índios, seu isolamento, a disputa pela terra, a visão de povos guerreiros e não povos simples e indefesos e as alianças que estes povos realizaram com os colonizadores.
Para a autora a partir dos primeiros contatos e das disputas pelo território americano, os conflitos foram inevitáveis uma vez que, de acordo com a abordagem que recebiam, tratavam os colonizadores, mas quando os acordos estabelecidos eram quebrados, ou ainda quando eram maltratados e forçados ao trabalho escravo se rebelavam. Para os índios os acordos eram sempre firmados com um único proposito de se obter o máximo possível de vantagens, para que o povo sobrevivesse e tivessem terra para viverem, mas com o avanço da colonização sempre os brancos precisavam de mais terras, e expulsavam os indígenas de suas terras. Mas

Relacionados