AD1 HIST PRONTA

1034 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 – 2015.1

Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 1
Coordenador (a): Lúcia Garcia
Aluno (a): Leomir de Souza Silva Matr.: 14212080330 Polo: Magé

Questão 1 (3,0 pontos – 1,5 ponto cada)

Comente as seguintes assertivas, justificando sua resposta:

"História é vida. Não há nela nada de parado ou estático - é um processo permanente de mudança, de transformação. (...)Nunca é demasiado lembrar: a História não é um culto aos mortos, é um conhecimento dos vivos e para os vivos" (Caio César Boschi)

Resposta: De acordo com a afirmação do historiador, a história esta sempre renovando, o passado, o presente e o futuro são necessários para construir cidadania, diferente do que muitos imaginaram, é nas experiências que se aprende e que se transforma. É importante ressaltar que a história é o presente que une o tempo e a humanidade, onde a reflexão esta a todo instante na vida do cidadão.

“Na década de 1980, aproximadamente, assistimos ao início de um processo de renovação da abordagem do Ensino de História na Universidade que, felizmente espraiou-se para os cursos de Licenciatura e, por sua vez, para as salas de aula, pouco a pouco, na voz e no fazer de uma nova geração de professores.”

Resposta: A redemocratização que valoriza o estudo da história, a sua forma autônoma, para combater a proposta de Estudos Sociais, que era interesse da ditadura militar. Com a renovação do Ensino de História, abriram novos horizontes, voltado para o entendimento dos assuntos históricos, destacando mais para questões sociais, econômicas entre outros. Com relevância de educar para a sociedade, tendo o objetivo de formar cidadão critico, onde ele seja capaz de ser responsável por sua história de vida.

Questão 2 (2,0 pontos)

Relacionados

  • Evolução e seleção natural
    724 palavras | 3 páginas