AD1 GEST O DE EMPRESAS FAMILIARES

1133 palavras 5 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Gestão de Empresas Familiares
Curso: TEC EM PROCESSOS GERENCIAIS
Professor: LUIZ ALBERTO CORDIOLI
Nome do aluno:
Data: 23/03/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com o que você aprendeu com seus estudos, o gestor apresenta determinadas características que lhe permitem exercer uma posição de liderança sobre os integrantes de uma equipe ou de uma empresa. Apresente um caso que mostre a atuação do gestor, destaque e comente as características de liderança e aponte os pontos positivos e negativos da atuação do gestor no caso apresentado. (3,5 pontos)

R: Tomando um caso concreto ocorrido numa das maiores empresas de revestimento cerâmico da América Latina, a PORTOBELLO, de Tijucas/SC.
A PORTOBELLO, em 2007, traçou como meta para os anos seguintes manter um faturamento anual nunca inferior a 20% ao do ano anterior. Mas seus dirigentes sabiam que a meta não seria alcançada se não houvesse a intervenção de um técnico profissional para gerir a empresa.
Com isso, foram buscar por meio de um contrato milionário, o Gestor de Recursos Humanos da multinacional Unilever, foi incumbida a ele a missão de manter a produção num ritmo acelerado e desonerar a folha.
Em 60 dias de estudo ele desenvolveu um projeto para os próximos 05 anos da empresa, este projeto foi apresentado aos dirigentes e deferido com carta branca para ser executado.
O projeto promissor, de um lado apontava demissões de integrantes chaves de setores e de alguns dirigentes da empresa, e por outro lado trazia a necessidade de inovar seus produtos, investir em tecnologia, trazer mais benefícios aos funcionários e através de um cronograma de contratação empregar mais mão de obra para aumentar

Relacionados

  • Coaching nas organizações
    45182 palavras | 181 páginas
  • Livro Design Do Brasil
    61128 palavras | 245 páginas