AD1 GEOGRAFIA NA EDUCA O

1006 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 1) – 2014.2
Disciplina: Geografia na Educação 2
Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva
Aluno (a): Sandra Helena Carlos dos Santos Matr.: 12212080044
Pólo: Belford Roxo

RESPOSTAS DA AD1 GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO

1- Questão

Diante da proibição do tráfico negreiro as elites políticas e econômicas do Brasil da época apressaram-se em legitimar sua posse de terras a fim de impedir que ex-escravos e trabalhadores pobres pudessem adquirir e se tornar donos de terras e fazer concorrência com eles.
Enquanto eram escravos e a terra era livre não podiam adquiri-las. Após a sua libertação as terras deveriam ser compradas e nem os escravos e os trabalhadores pobres tinham dinheiro.
A Lei de Terras fez com a terra se tornasse fonte de poder, uma mercadoria. Passou a ser considerada propriedade privada. A partir desse momento as terras devolutas, que não tinham dono, passavam a pertencer ao estado e somente poderiam ser adquiridas se compradas ou concedidas pelo Estado.
Essa lei favoreceu a manutenção da estrutura monocultura, latifundiária, pois somente aqueles que já possuíam terras e dinheiros poderiam adquirir terras a partir deste momento. E injusta socialmente, pois foi feita para impedir o acesso as terras pelo trabalhador pobre e ex-escravos.

1- Questão

a) A exploração do pau Brasil levou a devastação da vegetação litorânea brasileira. O cultivo de cana de açúcar e posteriormente de café levou a remoção da vegetação local, ,ou seja, ao desmatamento para plantio. A mineração fez contaminasse os rios com metais e outros produtos químicos que ajudassem na extração do ouro além de alterar a paisagem dos locais onde foram estabelecidas as

Relacionados

  • AD1 Geografia na Educa o 2 2015
    534 palavras | 3 páginas
  • Robótica
    18668 palavras | 75 páginas
  • Educação segundo a filosofia perene
    197119 palavras | 789 páginas