Ad1 geo 1 20142

593 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia - modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA. 1 - 2014-2º SEMESTRE

Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

Polo: Nova Friburgo

1 - Como os fatos históricos e o desenvolvimento técnico interferiram e continuam interferindo na formação de conceitos na Geografia?(2,5)
O homem sempre se preocupou com o conhecimento do espaço em que vivia, seja como resposta desejada pela curiosidade, ou por uma necessidade política ou econômica. O estudo da geografia tinha como objetivo básico o desenvolver o fato de saber para onde se vai, de ser capaz de ler mapas, de compreender as relações espaciais e de conhecer o tempo e o clima e os recursos naturais. No século XXI, a tecnologia passa cada vez mais a fazer parte da vida e também das necessidades dos seres humanos. O computador e a internet não são mais artigos de luxo ou de uso restrito. Estão presentes nas casas, nos carros, nas ruas, no comércio, no trabalho, etc. A geografia também se encontra inserida nessa realidade, pois o espaço, seu objeto de estudo, também se torna espaço virtual. Com tudo isso, a formação de conceitos na Geografia, também foi mudando ao longo da história.

2- Opine sobre o MITO DA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA, descrita na Apostila. (2,5) O Mito da neutralidade Científica é a teoria de que a ciência é imparcial e que é construída a partir da simples observação de fatos e experimentos, dos quais se tiram as conclusões científicas. Daí vem O "mito", pois, os cientistas não apenas observam os fatos, mas têm que interpretá-los, e para isso se utilizam de todas as suas concepções, sejam elas políticas, religiosas e/ou filosóficas podendo ocorrer de forma inconsciente ou consciente. Até no nível mais sutil, para existir ciência é necessário selecionar objetos de estudo e esta

Relacionados