Ad1 Fundamentos2

386 palavras 2 páginas
Foram estudadas até o momento as definições sobre psicologia, seu objeto de estudo e suas áreas de aplicação, além de suas principais correntes teóricas no século XX. São elas o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.

Sabe-se que o Behaviorismo considera que “O sujeito se constitui a partir das forças do meio ambiente em que vive, portanto, não é livre, pois pode ser controlado a partir de técnicas de condicionamento que moldam o comportamento desejado.”. A Gestalt “surgiu no início do século XX e estuda o que o individuo percebe e como percebe o mundo a sua volta.”. Já a Psicanálise vai sistematizar sua teoria “a partir de três instâncias psíquicas: ID, EGO e SUPEREGO. O ID seria o reservatório da libido, energia sexual, portanto representaria o desejo; o Ego seria a instância mais consciente e responsável pela mediação entre o mundo externo e o interno, entre a necessidade de satisfazer os desejos e a censura moral do Superego que é responsável pelos limites e pela repressão.”.

Assistindo ao vídeo denominado “Quebrando paradigmas” podemos perceber a presença da teoria chamada Behaviorismo. Neste vídeo um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma jaula e no centro, uma escada com um cacho de banana acima dela. Toda vez que um deles subia a escada e comia a banana, os outros quatro que estavam no chão recebiam um jato de água fria. Esse processo se sucedeu até que se chegou ao ponto em que, quando um macaco tentasse subir a escada novamente, os outros batiam nele. E assim foram substituindo os macacos e o processo se repetia até que nenhum quis mais subir para pegar bananas, mesmo não tendo nenhum deles recebido um jato de água fria. Na possibilidade de perguntar a algum deles o motivo pelo qual ele batia em quem tentasse subir a escada, a resposta certamente seria “Não sei. As coisas sempre foram assim por aqui.”.

Conclui-se que, se comparamos esse episódio com a vida real, vamos perceber que essa

Relacionados