AD1 filosofia e etica envio a trabalhos feitos

281 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Filosofia e Ética
Atividade Aula I

RESPOSTAS
1) Os gregos queriam respostas para perguntas simples, rotineiras, cotidianas, queriam embasamentos que não fossem dogmáticos, religiosos ou oriundos de experiências empíricas de um senso comum. Queriam uma resposta pudesse ser aplicada não somente a uma situação pontual, mas uma resposta real e aplicável sempre que as situações aparecessem. Queriam uma resposta com embasamento concreto, racional e imparcial, que visasse a harmonia e o bom convívio, que fosse justa, respeitando a vida e os direitos.
2) Para o senso comum, filosofia é uma matéria ligada a muita leitura e a grandes pensadores do passado, seria uma ciência que tenta explicar os problemas com teorias utópicas e sem aplacação na prática. Desta forma, os Gregos atribuíram um outro significado a Filosofia. A filosofia grega leva o homem a refletir, de forma racional e imparcial, livre de dogmas religiosos e experiências empíricas, sobre tudo que acontece a sua volta, sobre a Politica, Cultura, Sociedade e etc. O Filosofo busca uma resposta neutra sobre tudo, busca uma resposta universal.
3) A Ciência moderna trabalha com algumas leis exatas, muitas vezes herdadas. Aceitam algumas verdades pelo fato de produzirem um resultado exato. E é aí que a Filosofia rompe com a Ciência, já que vai buscar uma resposta para a criação dessas leis, vai buscar respostas imparciais, vai questionar estas Leis aceitas pela Ciência.

Relacionados

  • Ensino ad
    2983 palavras | 12 páginas
  • administração
    16876 palavras | 68 páginas
  • Regimento interno
    63934 palavras | 256 páginas