AD1 FEB 2015-5

574 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD1
Período - 2015/1º
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
Coordenador: PROF. ALEXIS TORIBIO DANTAS

ALUNO: Ramon Camarinho

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:

1. Explique a seguinte afirmativa: “Com a descoberta de ouro, iniciou-se um novo ciclo na economia colonial, intensificando as relações entre metrópole e colônia. A mineração do ouro tornou-se o centro das atenções de Portugal, de onde partiram fluxos emigratórios importantes para a colônia. As demais atividades econômicas entraram em declínio, ocorrendo o empobrecimento e o despovoamento das regiões onde se localizavam”.;
RESPOSTA: Em meados dos séculos XVII e inicio do século XVIII, a economia colonial enfrentou uma grande crise. A crise açucareira fez com que se intensificasse concomitantemente a busca por metais preciosos culminando na descoberta do ouro e as relações entre metrópole e colônia. Naquela época a produção aurífera crescia rapidamente, alimentada pela expectativa de grande durabilidade de suas reservas e agindo como percursora de um movimento migratório para o interior da colônia hoje conhecido como Estado Minas Gerais.
Em uma época onde o cultivo da cana estava em declínio à descoberta do ouro nos rios de Minas Gerais era uma oportunidade muito atrativa, a região de Minas estava situada longe da costa, no interior do país. A intensificação das relações entre metrópole e colônia pode ser explicada também pela mudança da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro a fim de controlar a produção e a exportação. A mineração foi por tanto, a responsável pelo deslocamento do centro econômico colonial do Nordeste brasileiro para o Centro-Sul.
Com os movimentos migratórios, deflagrados pela crise açucareira e o declínio das demais atividades

Relacionados

  • Contabilidade
    38403 palavras | 154 páginas