AD1 FEB 2014

1018 palavras 5 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância - AD1
Disciplina: Formação Econômica Brasileira

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Examine as causas fundamentais da crise da economia colonial no Brasil; (3,0 pontos).
A Crise da Economia Colonial no Brasil possui duas causas principais. Uma das causas foi interna e teve relação com a expansão dos mercados na colônia, visto o grande aumento da população e a produção que fora incrementada, esbarrando-se tais situações no Pacto Colonial que formalizava o monopólio comercial e produtivo. Ou seja, toda a produção e exploração da colônia era exclusivamente de sua metrópole. Tal situação era um verdadeiro empecilho à expansão dos negócios e ao ganho dos colonos.
Outro detalhe importante foi o efeito da Revolução Industrial que se manifestava por toda a Europa. Em outras palavras, com as novas tecnologias de trabalho e o aumento da produção, demandava-se também uma busca e incorporação de novos mercados pelas unidades industriais em formação. O monopólio comercial e produtivo atrapalhava o crescimento do capital industrial e do crescimento da produção em grande escala.
No final do século XVIII a situação estava ainda mais grave no Brasil com os interesses entre metrópole e colônia cada vez mais diferentes um do outro. Além disso, a queda das exportações marcava drasticamente a economia brasileira com exceção feita ao estado do Maranhão que, incentivado pelo Marquês de Pombal que criara uma companhia de comércio para explorar, ampliar e exportar a produção de algodão. 2. As experiências de utilização da mão-de-obra imigrante na cafeicultura brasileira (sistemas de parceria e colonato) foram substancialmente diversas. Analise suas diferenças e os principais determinantes do fim do sistema de parceira e do deslanche do sistema de

Relacionados

  • impermeabilização - laje de cobertura
    91449 palavras | 366 páginas
  • Projeto de Extenção à Comunidade
    112795 palavras | 452 páginas
  • F52f6e82 5c44 42f1 8856 4c18a2c203a9 1
    181348 palavras | 726 páginas
  • Trabalho Unopar
    288096 palavras | 1153 páginas