AD1 FE4

1401 palavras 6 páginas
Texto postado na plataforma:
Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença (Vera Candau)
Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber de Paula Cristina Lopes
Filme: Filme: Lixo Extraordinário (Vik Muniz – postado link na plataforma)
Ler as questões após a ler o texto e ver Filme, ambos citados acima.
Questões:
1) Lemos no texto de Vera Candau a seguinte referência:
“Nessa perspectiva, segundo o autor (Santos, 2006, p. 445-447), para que os direitos humanos possam verdadeiramente ser ressignificados hoje, numa perspectiva que não nega as suas raízes, não nega a sua história, mas quer trazê-los para a problemática de hoje, eles terão que passar por um processo de reconceitualização. Essa passagem supõe algumas premissas (…).”
Citar no mínimo três das cinco premissas relacionando com o filme assistido: (4 pontos – no mínimo 20 linhas)
Universalismo x relativismo cultural – É preciso compreender o universalismo é distopia, será sempre questionado, por que não existem valores e conceitos absolutos, não há a possibilidade de um conceito/valor adquirir forma de verdade absoluta que predomine e se imponha. O filme aborda o aproveitamento de resíduos de modo particular e extraordinário. O que antes era o fim, passa a ser o meio. De um modo impensável vc transforma o lixo em obra de arte com valores e conceitos inquestionáveis. Desta forma, dependendo do ponto de vista, pode ser lixo ou arte. Contraposto está o relativismo, afirmando que nada é absoluto, que seus conceitos e valores são variáveis. Nada é completo, nada é definitivo. Deste modo o texto afirma que ambos encarados de modo absoluto trazem prejuízo. Há que se respeitar a cultura do povo, sem imposição, porém, sem perder também suas raízes e crenças. É necessário o diálogo para o equilíbrio.
É necessário muito debate acerca da cultura ideal. É necessária a compreensão de que uma única conceitualização de dignidade humana

Relacionados

  • Pesquisa de CAmpo
    74378 palavras | 298 páginas
  • Osteologia
    104839 palavras | 420 páginas