Ad1 FE2 2004 2 Adriano

462 palavras 2 páginas
TEMA (título):

“Behaviorismo & Psicanálise: contribuições para educação”

INTRODUÇÃO:

O Behaviorismo é um ramo da psicologia que realiza o estudo do comportamento do indivíduo e sua interação com o meio, sem dar importância a genética. A psicanálise ou psicologia analítica é o ramo da psicologia que postula o inconsciente como objeto de estudo do comportamento humano. E a educação é a construção do conhecimento, podendo ser formal ou informal. A educação formal é uma metodologia de ensino em que são seguidos padrões de avaliação e estrutura de ensino rígido e a educação informal é o aprendizado que ocorre de maneira não estruturada e nem com padrões definidos sendo adquirido através de experiência diária.

DESENVOLVIMENTO:

A função dessas áreas da psicologia no processo de ensino é de abordar todas a problemática referente à educação e aos processos de ensino e aprendizagem à serem utilizados em todas as pessoas envolvidas nesse processo.
No âmbito da educação, o Behaviorismo remete para uma alteração do comportamento através da manipulação dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança pode ser utilizada para a melhoraria da eficiência do ensino através de um processo de condicionamento em que os alunos podem ter uma formação padronizada definida, sendo que isso ocorre de modo indiferente ao seu histórico comportamental, sua vocação pessoal e a sua característica genética. A Psicanálise tem como principais contribuições à educação a realização da transmissão de conhecimento através do inconsciente e na análise da relação professor-aluno sob o aspecto de um fenômeno entre paciente e terapeuta. Esta estuda o inconsciente do indivíduo fazendo uma análise do psíquico, podendo analisar a eficácia das estratégias educacionais e desenvolver as capacidades das pessoas com dificuldades de aprendizagem, como no caso da desordem por déficit de atenção com hiperatividade, problemas

Relacionados