AD1 EspNatSociedade 2015

438 palavras 2 páginas
Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2015
Curso: Licenciatura em Geografia - 1º Período
Disciplina: Espaço, Natureza e Sociedade - AD1 (2015.1)
Polo Cederj: Niterói
Aluno: Alexsander Antunes da Silva Assumção (matrícula: 15112140150)
Coordenador: Valter Luiz de Macedo

Indicar VERDADEIRO ou FALSO, justificando as respostas dadas. (2 ptos cada)

1. Pensar o mundo a partir da Geografia é o mesmo que analisar criteriosamente a dinâmica da natureza em seus múltiplos processos, características e causas.
R:
Verdadeiro. O estudo da natureza, a analise das ações do tempo e as transformações ocorridas no meio a partir da influência humana e nos processos naturais pela Geografia atuam como relator do espaço e estabelecendo uma relação de diálogo com o meio, analisando-o e buscando explicações para fenômenos geográficos.

2. É correto afirmar que até os anos 1950, a ciência geográfica apresentava um paradigma dominante em cada um dos seus grandes momentos.
R:
Verdadeiro. A visão mais aceita durante um período na historia foi o determinismo de Ratzel e em seguida o possibilismo de Vidal de La Blache foi a visão mais aceita. Só a partir do ano de 1950 que uma maior gama de possibilidades de estudo da Geografia começou a vigorar e continua assim até os dias de hoje.

3. A concepção de natureza nas sociedades capitalistas nunca foi permeada pelas relações mercantis que caracterizam tal sistema socioeconômico.
R:
Falso. Os recursos naturais recebem um valor pelo seu consumo por parte das populações na sociedade capitalista, perdendo seu caráter de serem gratuitos e passam a ser cobrados das populações, acabando com o sua característica de gratuidade, mudando seu papel fornecendo recursos para proporcionar riquezas.

4. A capacidade humana de transformar espaços naturais em espaços sociais não é igual em todas as partes do planeta.
R:
Verdadeiro. Cada sociedade possui características distintas como: religião, regime político e economia. Por isso, suas relações com o

Relacionados