AD1 Espa O Natureza E Sociedade 1

520 palavras 3 páginas
Curso: Licenciatura em Geografia
Disciplina: Espaço, Natureza e Sociedade
Indicar VERDADEIRO ou FALSO, justificando as respostas dadas. (2 ptos cada)
1. Pensar o mundo a partir da Geografia é o mesmo que analisar criteriosamente a dinâmica da natureza em seus múltiplos processos, características e causas.
2. É correto afirmar que até os anos 1950, a ciência geográfica apresentava um paradigma dominante em cada um dos seus grandes momentos.
3. A concepção de natureza nas sociedades capitalistas nunca foi permeada pelas relações mercantis que caracterizam tal sistema socioeconômico.
4. A capacidade humana de transformar espaços naturais em espaços sociais não é igual em todas as partes do planeta.
5. O conceito de espaço geográfico é fundamental para a Geografia apenas quando percebido como reflexo das relações sociais.
Respostas:
1) Verdadeiro. Confirmo está afirmativa pois se refletirmos geograficamente com base no mundo nós teremos a acepção de que o espaço é algo muito importante, pois através do mesmo é onde tiramos nossa inspiração para fazermos nossas indagações acerca de vários assuntos, dentre eles, a natureza, assim como uma forma de fazermos nossa interpretação.
Um meio de fazer a leitura do mundo, é através da leitura do espaço, o qual trás consigo todas as marcas da vida do ser humano, através dele podemos ter novas experiências, adquirir novos conhecimentos.

2) Verdadeiro. Confirmo está afirmativa porque em tese, a geografia se estruturou como ciência deixando de ser apenas descritiva, passando a ser mais completa, explicando fatos, fenômenos e suas inter-relações.
A Geografia Cientifica tem o foco no determinismo e possibilismo, se pararmos para pensar sobre isso, as visões determinantes nos estados geográficos abre um leque para trabalhos com orientações diferenciadas.

3) Falsa. Podemos chegar até este entendimento fazendo uma breve análise das palavras do pensador Kant:
“... O dualismo da natureza manifesta-se na ideologia burguesa sobre

Relacionados