ad1 EPO 2015/1

1182 palavras 5 páginas
1ª Questão: (4,0 pontos)
Realize uma pesquisa em livros ou na Internet e responda:
a) O que é a organização formal em uma empresa?
A organização formal, também conhecida como estrutura organizacional propriamente dita, é aquela que estabelece formalmente a hierarquia dos cargos, os canais de comunicação, bem como os comandos e as coordenações necessárias aos trabalhos que deverão ser realizados pelos integrantes de cada cargo. Define ainda os controles, as áreas de decisão. É, portanto, a sistematização formal dos aspectos apresentados, de maneira racional, lógica, eficiente e eficaz, evitando o desperdício de recursos materiais, humanos, financeiros e de tempo.

b) Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
Os órgãos (departamentos, divisões, seções, setores etc.), os cargos de diretor, gerente, supervisor, funcionário, operário etc., a hierarquia de autoridade (com autoridade e responsabilidades previamente definidas), os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente e a tecnologia (que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização).

c) O que é a organização informal em uma empresa?
A organização informal não é planejada e surge da interação social dos membros de uma empresa. Ela desenvolve-se naturalmente quando os indivíduos se reúnem com o objetivo de atender a suas necessidades. Está presente em todos os níveis nas empresas. Nesse tipo de organização, a liderança é muito mais centrada nas qualidades pessoais dos indivíduos do que em sua posição (status) dentro das instituições.

d) Quais são as principais origens da organização informal?
Os interesses comuns a certo número de pessoas que, por meio deles, passam a se sintonizar mais intimamente; a interação social dos indivíduos provocada pela própria organização formal; a flutuação de pessoal dentro da empresa, uma vez que as pessoas podem ser deslocadas de função, setor etc., isso acaba por provocar a alteração dos grupos sociais

Relacionados

  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas