Ad1 de movimentos sociais e edeucação

1903 palavras 8 páginas
1ª. Avaliação a Distância – 2014/1.
Respostas
Questão 1:
Movimento social de ordem ativa:
Tipo Revolucionário – são movimentos sociais que se organizam para combater o que socialmente conflitante, desagradável e confinante. Os grupos que se formam dentro desse tipo de movimento social desejam mudanças rápidas e saem campo para romper com ordem hegemônica para conquistar seus interesses.
Tipo migratório – sua característica principal é a insatisfação com a sociedade de origem, independendo se tal tipo de movimento social é composto por famílias ou indivíduos organizados em grupos. Os seus agentes migram na esperança de melhores condições sociais para um lugar totalmente diferente do local de origem. Como por exemplo, o Movimento sem Terra. Um grupo de pessoas humildes, vivendo na difícil realidade rural brasileira, diante dos problemas da falta de propriedade, iniciou um trajeto de união de interesses para resolver seus problemas de habitação. Ao empreender a luta pela reforma agrária, acabou entendendo que a conquista de todos os direitos sociais que compõem o que se poderia chamar de cidadania plena exige também uma reforma na Educação de seus participantes.
Nesse sentido, o MST é um movimento social ativo, pois, em sua luta, institui uma nova representação social, a dos “sem terra”, cuja cultura difere do modo de vida das classes hegemônicas e revela uma preocupação em transformar politicamente nossa sociedade de consumo.
Movimento social de ordem passiva:
Movimentos sociais por ONGs de que governos progressistas avançassem nas pautas e agendas dos movimentos. São avanços e conquistas de direitos fundamentais pela população brasileira ao longo desses anos, resultado direto das lutas travadas por movimentos sociais e Ongs no Brasil, no que e refere, por exemplo, aos direitos das mulheres, à prevenção e tratamento do HIV/AIDS e no campo dos direitos humanos. Portanto, as políticas públicas desenvolvidas são cada vez mais emergenciais, não objetivando

Relacionados