AD1 DE HIST RIA DA EDUCA O 2014

381 palavras 2 páginas
Fundação Centro de
Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2014.2
Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador: Helena Maria Marques Araújo Nome: ______________________________________ Matrícula:_______
Pólo: ___________________________________

Caros alunos e alunas! Esperamos que a disciplina História da Educação traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês. Ela tem por objetivo traçar um panorama da História da Educação em nosso país, contribuindo para uma maior compreensão do processo de formação de nossa profissão e de nossas ações pedagógicas. Por outro lado, é bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós !

Helena Araújo – coordenadora de História da Educação

1ª Questão: Faça uma carta contando a um amigo como era a educação na época de Marquês de Pombal. Aborde os efeitos das medidas tomadas por Pombal para a colônia brasileira, que correspondia à chamada América Portuguesa. Sua redação DEVE SER EM FORMA DE CARTA E CONTER ENTRE 15 E 25 LINHAS.(6,0 p.)

.

2ª Questão: Leia o texto abaixo e dê o que se pede a seguir: (4,0 pontos)

Com sólida formação cultural, disciplinados e devotos, os jesuítas atribuíram grande importância à educação, monopolizando as instituições de ensino de diversas regiões com o objetivo principal de difundir a ideologia romana e tornando-se o braço forte da igreja no movimento de expansão marítima das nações modernas.

(TEIXEIRA, Olga Suely. CORDEIRO, Rubério de Queiroz. Educação Jesuítica: objetivos, métodos e conteúdo nos Aldeamentos Indígenas do Brasil Colônia. Mneme – Revista de Humanidades,

Relacionados

  • Trabalho Unopar
    288096 palavras | 1153 páginas