Ad1 De Espa Os Sociais 2015

901 palavras 4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2015-1
Disciplina: Espaço Social de Formação Humana
Coordenadora: Sonia Schneider

1ª Questão
Discuta a seguinte afirmação: “Por muitos anos, o processo educativo foi visto como uma prática institucional pertencente apenas à escola (...). Contudo, o desenvolvimento tecnológico, juntamente com a ideologia global de uma sociedade inclusiva e da igualdade social, fez com que emergisse uma nova forma de pensar a educação” (NASCIMENTO, FERNANDES, FERREIRA, PAIVA, LISBOA, MACIEL & MUNERON, 2010, p.61).

Quando se pensa em educação, a primeira ideia é da educação formal, justamente por termos enraizados tal concepção, que é conhecida como a educação escolar. Sabemos que a escola que temos ainda esta muito aquém de atender as necessidades da sociedade atual, pois com o advento das tecnologias e demais transformações sociais; as praticas sistematizadas da escola tradicional tornaram se obsoletas e muitas vezes desnecessárias para vida prática do indivíduo enquanto cidadão, levando as pessoas a buscarem aprendizagens além dos muros escolares.
Sendo assim, essa nova forma de pensar a educação motivada pela ideologia global de sociedade igualitária e justa deve admitir uma educação que vise à formação integral do ser humano, seu caráter e seu desenvolvimento global para um melhor entendimento do mundo em que vive; tornando-se assim imprescindível a criação de espaços não escolares educativos para que tais objetivos possam ser atingidos.

2ª Questão
No confronto de pontos de vista entre as autoras de A pedagogia social: diálogos e fronteiras com a educação não formal e educação sócio comunitário (MACHADO, 2008) e Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social (MOURA & ZUCHET, 2006) existem alguns pontos

Relacionados