AD1 de Biofísica

865 palavras 4 páginas
AD1 – BIOFÍSICA

1ª Questão:

Os organismos vivos possuem uma massa corporal composta por 70% de água. Dessa forma pode-se deduzir a importância dos elementos químicos H e O para o corpo humano. Outros elementos como o C e N, juntamente com o H e O, formam a lista dos elementos químicos mais abundantes do corpo. Estão presentes em macromoléculas como proteínas, ácidos nucleicos, fosfolipídeos, às vezes ligados a átomos de P e S, compondo as unidades funcionais biológicas responsáveis por toda a fisiologia das células (divisões celulares, produção de proteínas, membrana plasmática,etc). Íons orgânicos como Ca++, K+, Na+, Cl- estão presentes nos líquidos intra e extracelulares, exercendo funções fundamentais para o metabolismo, como a bomba de sódio e potássio (bomba Na/K), potenciais de membrana (Na++) transmissão de impulso nervoso (Ca++), composição de ossos (Ca++), etc.

2ª Questão:

Tanto as moléculas de DNA quanto as moléculas de proteínas possuem seus átomos ligados através de ligações covalentes ( C-C, C-H, C-N, O-H) e por pontes de hidrogênio (H-H). As estruturas secundárias e terciárias dessas moléculas permanecem dobradas e enoveladas graças a ligações tipo pontes de dissulfeto (S-S) entre as moléculas e por interações hidrofóbicas.

3ª Questão:

A ideia é apresentar os conceitos de difusão e osmose de maneira o quanto mais simples possível, através de experimentos feitos com material disponível na própria escola, para que possam visualizar a ocorrência de tais fenômenos, discutir exemplos do dia-dia, entender e definir o que é difusão e osmose.

ESTRATÉGIAS:
- A aula será participativa, os conceitos serão discutidos de forma gradual, de maneira que só se construirá um novo conceito a partir de outro anteriormente incorporado de maneira raciocinada e entendida pela coletividade (Conceitos: solução concentrada, diluída, meio hipotônico, hipertônico solvente e soluto);

- A turma será dividida em grupos para realizar cada

Relacionados

  • Biofísica
    874 palavras | 4 páginas
  • GA
    193089 palavras | 773 páginas