ad1 de administração braileira

706 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1 - Período - 2013/2º
Disciplina: Administração Brasileira
Coordenador: Carlos Cunha

QUESTÃO 1 – Sobre o tema Empreendedorismo, relacione a 1* com a 2* colunas:
1) CAPACIDADE EMPREENDEDORA
(_6__) Habilidade para interagir com as pessoas de forma harmônica, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes assertivas, comportamento maduro e não combativo.
2) DINAMISMO E INICIATIVA
(__3_) Habilidade para adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio e ser capaz de rever posicionamentos diante de argumentações convincentes.
3) FLEXIBILIDADE

(_5__) Capacidade de se expressar e ouvir o outro, buscando equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes, quando há conflitos de interesse.
4) LIDERANÇA

(_4__) Capacidade para catalisar os esforços, objetivando atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo clima motivador, formação de parecerias e desenvolvimento de equipe..
5) NEGOCIAÇÃO:

( 2) Capacidade de começar algo, atitude para correr riscos; vontade de tentar e progredir.
6) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

(_1__) Facilidade para identificar novas oportunidades, capacidade de propor e implementar soluções assertivas, inovadoras e adequadas.

QUESTÃO 2 – o que é Administração brasileira? Existe uma forma brasileira de planejar, organizar, dirigir, liderar e controlar? Responda segundo os teóricos estudados e, depois dê a sua opinião, justificando.
Não é possível desvincular um estilo de administração dos seus fatores culturais, as heranças culturais brasileiras promovem estilos e características próprias nas relações entre líderes e liderados. Mauricio Tragtenberg critica a burocracia organizacional, as teorias administrativas e o sistema capitalista. Segundo os teóricos existe o

Relacionados