AD1 BOT NICA 1

1143 palavras 5 páginas
AD1 BOTÂNICA 1

1) a) Briófitas : plantas que em sua maioria não possuem vascularização , apresentando variações com estruturas condutoras nos caules. São uma espécie de elo entre as plantas terrestres e as algas, mesmo não sendo de uma mesma linha genealógica evolutiva. Grupo composto por espécies de pequeno porte e frágeis. Importantes indicadoras de mudanças nas condições ambientais.

b) Pteridófitas: Predominantemente herbáceas (ervas). Variações que vão de pequenas a árvores. Plantas com vascularização. Importantes no estudo morfológico e filogenético por representar um ciclo de vida ancestral aos outros grupos de plantas.

c) Gimnospermas: Comumente são arbóreas, com variações de trepadeiras e herbáceas no Brasil. Produzem sementes. Importantes economicamente por serem fontes de madeira.

d) Angiospermas: Maior e mais representativo economicamente grupo de plantas. Utilizadas como alimentos, fonte de matéria-prima, remédios ornamentos e outros usos diversos.

2) A) Hifas: nos fungos que possuem parede celular, é o conjunto de células que formam um filamento. Geralmente os fungos filamentosos apresentam uma diversidade maior de formas e cores.

b) Septadas: apresentam o protoplasma regularmente interrompido por septos, que formam segmentos ou células. Esses septos são projeções da parede celular em direção ao centro da hifa, podendo ser contínuos ou apresentar um poro central. Não- septadas: sem septos transversais e núcleos dispersos.

c) Micélio: conjunto das hifas emaranhadas de um fungo.
d) Pletênquima: quando hifas adjacentes formam uma massa pela fusão das paredes, aparentando formar um tecido. Existem 2 tipos de pletênquima: prosênquima e pseudoparênquima.

e) Não é correto afirmar, haja vista que os fungos não possuem formação de tecidos verdadeiros; são de formação extremamente simplificada. Os fungos não possuem nenhum pigmento fotossintético,não apresentam celulose na parede celular (com exceção de alguns fungos aquáticos inferiores) e não

Relacionados