AD1 Andreza Maria M

314 palavras 2 páginas
Andreza Maria Marini Mello
Matrícula: 15113120185
Curso: Letras
Pólo Nova Friburgo

Aprendizagem moderna

Em nossa atualidade, estamos vivenciando uma tendência de estudo conhecida como EaD (Educação a Distância), e uma das ferramentas utilizadas na aprendizagem são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
A plataforma CEDERJ é um AVA desenvolvido para a comunicação, colaboração e compartilhamento de recursos entre alunos, tutores e professores. Esta tem como suporte o Moodle.

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um sistema que gerencia a aprendizagem nas principais instituições de Educação a Distância em todo o mundo.
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem deve apresentar diversas características e qualidades para tornar o ambiente mais associável para aquele que o utilizará, algumas dessas características são:
a) navegação intuitiva;
b) clareza e consistência de signos utilizados no projeto gráfico;
c) projeto gráfico harmonioso e agradável;
d) conteúdo adequado ao público, alvo;
e) linguagem direta e simples;
f) possibilidade de autoria;
g) dialogicidade;
h) interatividade (com o conteúdo, com a equipe de ensino e com outros participantes), etc.

Na plataforma CEDERJ podemos contar com várias ferramentas algumas delas são, a Sala de Tutoria1, onde podemos postar dúvidas, além de Vídeo Tutoria, que é agendada previamente por um professor para também auxiliar no estudo e dúvidas. Junto a essas ferramentas, temos também os Fóruns que servem para debater certos assuntos já criados por outros alunos ou onde podemos criar um novo tópico para discussão.
A plataforma Moodle/ CEDERJ é um auxílio para o Ensino a Distância, tornando a comunicação cada vez mais moderna e estando atualizada com a tecnologia para fazer dessa modalidade de ensino uma alternativa para aqueles que possuem pouco tempo e que tenham dificuldades para se locomover para um espaço de estudo.

Referências:
1)

Relacionados