Ad1 1 Filosofia Adm

285 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1
Período – 2015.2

Disciplina: Filosofia
Aluno: Victor Andrade Gomes
Matrícula: 15213110233
Pólo: Paracambi

1) Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Eles, tentando resolver seus próprios problemas, fugindo da superficialidade do autoconhecimento e caminhando para o profundo entendimento de quem eram, inventaram a filosofia, a raiz da ideia moderna de ciência.

2) Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Se entende por uma busca de conhecimentos aprofundados sobre a existência humana (de onde vimos? Por que estamos aqui? Pra onde iremos?). As pessoas acreditam que a filosofia veio para trazer respostas a todas as perguntas, quando vemos que as perguntas nos fazem entender mais coisas que respostas.

3) Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
A consolidação do estudo sistemático da filosofia se dá através dos questionamentos, dos "porquês" diários que nos envolvem. A ciência é desinteressada nisto, querendo saber o "como" fazer isso ou aquilo. Pra eles, ciência, o objetivo é o produto e não o processo, como na filosofia.

Relacionados

  • logistica
    41836 palavras | 168 páginas
  • Coaching nas organizações
    45182 palavras | 181 páginas
  • Livro Design Do Brasil
    61128 palavras | 245 páginas