Ad01mariacecilia

1253 palavras 6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Educação para o Trânsito
Curso: Tecnólogo de Segurança no Trânsito
Professor: Carla Giovana Dagostin
Nome do estudante: Maria Cecília de Brum
Data: 19/03/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1- Leia atentamente o texto a seguir:
[...] A educação para o trânsito deve ser promovida desde a pré-escola ao ensino superior, por meio de planejamento e ações integradas entre os diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e do Sistema Nacional de Educação. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, mediante proposta do Conselho Nacional de Trânsito e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, cabe ao Ministério da Educação promover a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar sobre segurança de trânsito, além de conteúdos de trânsito nas escolas de formação para o magistério e na capacitação de professores e multiplicadores.
A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas. Pressupõe um processo de aprendizagem continuada e deve utilizar metodologias diversas para atingir diferentes faixas etárias e clientela diferenciada (BRASIL, 2004).
BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Resolução n. 166. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao166_04.doc> Acesso em: 25 fev. 2015.
Após a leitura do texto anterior, extraído da Resolução nº 166 do Contran, referente às Diretrizes da Política Nacional de Trânsito e do conteúdo estudado nesta disciplina, pesquise um exemplo de atividade de

Relacionados